Gafieira, samba, tango, ritmos baianos, rock, charme, suingue, salsa, forró e valsa. Em qualquer modalidade, dançar é ótimo. Além de ser uma atividade lúdica que estimula encontros prazerosos, queima calorias e melhora a postura, fortalece os músculos e desenvolve a coordenação motora e a flexibilidade. Numa hora de dança em ritmo intenso, como rock ou música baiana, uma pessoa que pesa de 60 a 80 quilos chega a queimar 552kcal (kilocalorias), Isto corresponde a 9,2kcal por minuto. Na ginástica aeróbica, por exemplo, o gasto médio é de 400kcal por hora, enquanto o gasto calórico do ciclismo costuma variar entre 300 e 600kcal por hora.
"O dançarino Carlinhos de Jesus mantém-se em forma dançando e diz que, dependendo do estilo, consegue queimar mais de 500kcal numa hora. Ele classifica o tango, o charme, a valsa e a salsa como estilos suaves. Já o samba, os ritmos baianos, o rock e o forró são os mais agitados. "O forró, por exemplo, é uma dança agitada que exige bom condicionamento físico, além de muito esforço e movimento de tronco, quadris e pernas. O samba requer agilidade maior que os outros ritmos. No charme, o ritmo é suave e a coreografia desta dança desenvolve a capacidade de concentração e memorização", conta Carlinhos.
O médico carioca João Curvo só vê benefícios na dança. -"Com a dança, queimam-se calorias suficientes para a manutenção de peso. Além disso, a dança fortalece o tônus muscular porque trabalha o corpo inteiro, sobretudo pernas, glúteos, abdômen, peito e braços".Segundo Curvo, a dança pode até diminuir a sensação de fome. "Quando dançamos, o organismo produz mais serotonina, diminuindo a sensação de fome", comenta o médico.
"A dança é considerada uma atividade aeróbica, isto é, melhora a capacidade cardiorrespiratória e queima calorias. O professor de educação física Walter Tuche, que trabalha com o médico João Curvo, elaborou uma tabela que mostra que algumas modalidades de dança podem ajudar a manter a forma. No rock, por exemplo, uma pessoa que pesa entre 50 e 70 quilos chega a queimar quase 432kcal numa hora (uma média de 7,2kcal por minuto). Se preferir dançar uma hora de suingue, vai gastar um pouco menos: cerca de 240kcal numa hora. Já o forró permite um gasto maior, de até 300kcal. "Mas Tuche alerta que, antes de iniciar aulas de dança ou qualquer atividade física, é preciso passar por uma avaliação clínica e cardiológica. "Algumas modalidades, como por exemplo a dança baiana, exigem muito esforço da coluna vertebral e dos joelhos, que estão sempre flexionados. O agachamento constante pode causar problemas ortopédicos. É melhor consultar um ortopedista e um professor de educação física para saber se não há contra-indicação e elaborar um programa de treinamento", lembra.
"O professor de educação física Laerte Sapucahy, da Universidade do Corpo, do Rio de Janeiro, diz que as aulas de street dance e funk são as mais concorridas na academia, apesar de não queimarem gordura localizada. "Não há limite de idade para dançar, desde que não haja contra-indicação médica, pois as articulações são muito exigidas", diz.
A professora de dança Alessandra Geraldi garante que a dança modela o corpo de uma forma diferente da que modela a ginástica. "O corpo do dançarino é mais leve e esguio. Apesar de trabalhar muito as pernas e o abdômen, a dança realça as formas naturais".
(Antonio Marinho - Agencia O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário