sábado, 15 de outubro de 2011

‎"Quanto vale o trabalho de um professor de dança?"

‎É interessante notarmos como, às vezes, uma obra de arte para muitas pessoas seria impossível sua aquisição. Ao contrário a dança, apesar de ser qualificada também como arte, está acessível à maioria das pessoas.Entretanto, há um enorme diferencial entre a dança e outros tipos de arte.

Algumas são únicas e levam o nome de seus criadores e, às vezes, pertencem somente a alguém, enquanto a dança pode ser propriedade de todas as pessoas. Uma das definições de arte é a capacidade de expressar, transmitir sensações ou sentimentos e, a dança, demonstra isso com seus movimentos através da música que, também, é um tipo de arte.O que torna a dança acessível para a maioria das pessoas é a maneira de como pode ser transferida, ou seja, ensinada de uma pessoa à outra.E, nestes casos, é que aparece a importância do professor de dança, que prefiro denominar "arte educador".

Assim como em toda arte, para se dominar sua técnica é necessários dedicação e prática intensa.
Em muitos casos, pessoas que dançam maravilhosamente bem ao transmitirem ou, ensinarem sua arte, não conseguem sucesso tanto quanto o fazem dançando.

Na dança, a maioria das pessoas podem ser dançarinas mas, nem todas podem ensinar a dançar.

Para ser um arte educador é necessário dominar a técnica de canalizar as emoções que envolvem a dança a serviço do desempenho e do aprendizado de cada um. Absorver-se no que se está fazendo e tentar passar sua experiência, é a característica de um arte educador em seu trabalho. Os que se dedicam, realmente, à função, se concentram a ponto de todos não perceberem o tempo passar e, é comum ouvir dos participantes, “nossa! a aula já acabou?”

Outra característica importante do arte educador é a disciplina com que deve conduzir a aula, isto não significa ser sisudo ou mal humorado. A disciplina regula o estado emocional em que cada participante irá se colocar. Exigir um pouco mais de cada um do que o habitual é uma forma de manter a concentração na aula e perceber que se não houver exigências os participantes se entediam, se desmotivam.

Na dança de salão, nunca fui adepto ao ensino de qualificação de aprendizado, como por exemplo, básico, intermediário, avançado, etc. Afinal, num baile todos dançam em harmonia e não há qualificação dos participantes, mesmo porque, estão praticando alguns valores fundamentais de convivência que são; paciência, tolerância e respeito. 

Manter a aula entre evitar o tédio e segurar a ansiedade de se aprender a dançar o mais rápido possível, é tarefa do arte educador.Tornar o desempenho de cada um parecer natural e comum, passando a impressão que o difícil é fácil, deve ser a estratégia do modelo de aula.Manter o desafio da capacidade de cada participante em função de sua aptidão é altamente motivador e torna o aprendizado o mais agradável possível. 

Podemos dizer que a dança de salão nunca esteve tão em moda quanto atualmente e, como em toda área onde a procura é maior do que a oferta, começam a surgir os problemas. Se o interesse pelo aprendizado da dança de salão vem aumentando consideravelmente, o mesmo não acontece com o número de arte educadores regulamentados para exercerem a função compatível com a profissão. 

Para ser um arte educador não basta apenas dançar bem e possuir DRT, CCM, INSS, etc. é necessário ter ouvido emocional, ou seja, ter a capacidade de registrar os sentimentos, interpretar gestos, reconhecer potencial de cada um, administrar suas emoções e ser eficiente.

Por isso a pergunta: Quanto vale o trabalho de um professor de dança?

Texto de: Renato L. Picolo

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