Postura significa a posição do corpo ou dos corpos, ou a atitude destes corpos. Na dança, a postura dever ser encarada como o conjunto destas idéias, que deverão ser trabalhadas durante todo o ensino da dança. Como seria estranho assistir a um tango portenho executado por dançarinos que o fazem com uma postura de sambista malandro do Rio de Janeiro!
Toda dança folclórica de cunho popular ou tradicionalista tem seu tipo peculiar de postura, feita com maior ou menor altivez. Em um salão em que estão dançando dez casais sendo que todos estejam fazendo as mesmas figuras, no caso um chote figurado, certamente a diferença consistirá na postura utilizada por cada um deles. É difícil encontrar alguém que não goste de dançar ou de assistir um baile ou fandango. Mesmo que estes salões estejam lotados, casais sobressaem, ou por alguns apresentarem uma bonita postura, ou ao contrário, por exagerarem tanto que se tornam ridículos. A condução da dança é feita pelo homem, que além de aprender a praticar seus passos, deve também treinar o controle da dança; já a mulher deve praticar o deixar-se conduzir na dança. Não devemos confundir o ato de conduzir com carregar ou arrastar, a mulher pode tomar-se mais leve para dançar, se, primeiro, o fizer sempre em meia planta e, segundo, se não apoiar o seu peso no par. Cada um conduz seu próprio peso, e, se cada um primeiro a sua parte na postura e na coreografia, tendo perfeito domínio do que deve fazer individualmente, tudo ficará muito mais fácil no momento de se juntar com o par. A postura correta auxilia a condução feita pelo homem nos deslocamentos suaves da mulher
Toda dança folclórica de cunho popular ou tradicionalista tem seu tipo peculiar de postura, feita com maior ou menor altivez. Em um salão em que estão dançando dez casais sendo que todos estejam fazendo as mesmas figuras, no caso um chote figurado, certamente a diferença consistirá na postura utilizada por cada um deles. É difícil encontrar alguém que não goste de dançar ou de assistir um baile ou fandango. Mesmo que estes salões estejam lotados, casais sobressaem, ou por alguns apresentarem uma bonita postura, ou ao contrário, por exagerarem tanto que se tornam ridículos. A condução da dança é feita pelo homem, que além de aprender a praticar seus passos, deve também treinar o controle da dança; já a mulher deve praticar o deixar-se conduzir na dança. Não devemos confundir o ato de conduzir com carregar ou arrastar, a mulher pode tomar-se mais leve para dançar, se, primeiro, o fizer sempre em meia planta e, segundo, se não apoiar o seu peso no par. Cada um conduz seu próprio peso, e, se cada um primeiro a sua parte na postura e na coreografia, tendo perfeito domínio do que deve fazer individualmente, tudo ficará muito mais fácil no momento de se juntar com o par. A postura correta auxilia a condução feita pelo homem nos deslocamentos suaves da mulher
a) Colocação do corpo do homem de frente para a mulher, ombro direito da mulher na linha central do peito do homem, perna direita do homem em direção ao meio das pernas da mulher, e a perna direita da mulher em direção ao meio das pernas do homem.
b) A condução é feita pela mão direita do homem, que é colocada na cintura da mulher, com a palma da mão na linha da coluna. A mão dele deve ter firmeza (não é necessário juntar os corpos com força para conseguir firmeza na mão), para que a mulher
consiga sentir a intenção dos movimentos que o homem está querendo fazer, e não apenas tendo de adivinhar para onde ir.
Por exemplo, para a condução de um giro feito para direita do homem, a parte da mão que faz maior pressão nas costas da mulher é a que fica próxima do pulso, e na de um giro para a esquerda, serão os dedos. O braço esquerdo do homem é na verdade utilizado somente para manter uma boa postura e não para conduzir. A mão esquerda é elevada na altura do ombro
com a palma da mão voltada para cima e sem apertar a mão da mulher; o cotovelo é só levemente flexionado.
A mão esquerda da mulher é colocada suavemente na parte de trás do ombro direito do homem, colocando toda a mão e não apenas a ponta dos dedos, o que daria a impressão de nojo. O cotovelo esquerdo não deve descansar sobre o braço do homem, por isso faria mulher se tornar mais pesada para dançar, perdendo também a postura. A mão direita da mulher é elevada à altura do ombro, sendo colocada suavemente sobre a mão do homem; e o cotovelo, levemente flexionado. O tronco é sempre mantido ereto, procurando não deixar cair os ombros.
consiga sentir a intenção dos movimentos que o homem está querendo fazer, e não apenas tendo de adivinhar para onde ir.
Por exemplo, para a condução de um giro feito para direita do homem, a parte da mão que faz maior pressão nas costas da mulher é a que fica próxima do pulso, e na de um giro para a esquerda, serão os dedos. O braço esquerdo do homem é na verdade utilizado somente para manter uma boa postura e não para conduzir. A mão esquerda é elevada na altura do ombro
com a palma da mão voltada para cima e sem apertar a mão da mulher; o cotovelo é só levemente flexionado.
A mão esquerda da mulher é colocada suavemente na parte de trás do ombro direito do homem, colocando toda a mão e não apenas a ponta dos dedos, o que daria a impressão de nojo. O cotovelo esquerdo não deve descansar sobre o braço do homem, por isso faria mulher se tornar mais pesada para dançar, perdendo também a postura. A mão direita da mulher é elevada à altura do ombro, sendo colocada suavemente sobre a mão do homem; e o cotovelo, levemente flexionado. O tronco é sempre mantido ereto, procurando não deixar cair os ombros.
Fonte: Clóvis Rocha - ABC das Danças Gaúchas de Salão. 62p
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