segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Alongue-se


Quem pratica atividades físicas regularmente já sabe: alongar é fundamental para proteger os músculos. Mas se você acha que os alongamentos servem apenas para estas pessoas, pode começar a mudar de opinião. Seus benefícios, para o corpo e a mente, são inúmeros.

Para começar, o alongamento é um exercício muito completo, que vai tirá-la do sedentarismo. “Dentre vários benefícios, tornar a pessoa ativa é o mais importante”, afirma Bárbara Gandia, personal trainer de São Paulo.

Mas os benefícios não param por aí. Logo após alongar, percebe-se uma sensação de corpo e mente relaxados. Com a prática constante, ocorre uma melhora da coordenação, as chances de lesões musculares são diminuídas, a postura melhora e a circulação sangüínea também, além de evitar a dor depois dos treinos. “Além disso, a pessoa que pratica alongamentos regularmente adquire uma maior consciência de seu corpo”, afirma Bárbara.

Quem pode alongar

Segundo Bárbara, os alongamentos podem e devem ser feitos por todas as pessoas, desde que de maneira correta e com a orientação devida. Somente pessoas com alguma evidência ou diagnóstico de processos inflamatórios ou com fraturas recentes devem evitá-lo.

Quando alongar

“Digo aos meus alunos que sempre se deve alongar. As pessoas não costumam dar importância ao ato de espreguiçar pela manhã, por exemplo, mas está é uma prática muito importante, onde preparamos nosso corpo para iniciar o dia”, ensina a personal.                      Em teoria, os alongamentos devem ser feitos antes e depois de qualquer prática física.
Antes, protege os músculos. Depois, mantém a flexibilidade e evita o aparecimento de lesões. Sem um alongamento depois dos exercícios, os músculos ficam tensos. Com o tempo, podem aparecer as lesões. 


Tipos de alongamento

Suave: é o alongamento em que você vai até o ponto onde sente tensão e mantém-se ali por alguns segundos. Este alongamento reduz a rigidez muscular e prepara os tecidos para o alongamento progressivo.
Progressivo: deve ser executado após o alongamento suave, avançando um pouco no movimento e mantendo por cerca de 20, 30 segundos. O alongamento progressivo aumenta a flexibilidade dos músculos. A tensão diminui conforme os segundos passam. Caso não diminua, ceda ligeiramente.
Passivo: o movimento, executado com o auxílio de outra pessoas ou algum material, como uma barra de ferro, é lento e constante até encontrar o limite muscular.
Ativo: aqui o praticante deve alcançar a maior amplitude através de sua própria força.


Dicas para alongar com segurança

Os exercícios geralmente são fáceis e qualquer pessoa pode praticar, contanto que alguns cuidados sejam tomados. Um pré-aquecimento do corpo é recomendado. Pode ser uma caminhada de cinco ou dez minutos, que aumenta a temperatura e favorece a mobilidade muscular. Segundo Bárbara, se o alongamento for feito sem o aquecimento do corpo, deve-se atentar para a intensidade da tensão aplicada na musculatura. O mais recomendado é que se realize um alongamento bem leve. Os movimentos devem ser feitos sempre lentamente e de maneira suave, prestando atenção ao que o seu corpo responde.

No início, é normal estar com pouca flexibilidade, mas não force para alongar mais. Pare quando sentir uma leve tensão. “Se sentir dor intensa, relaxe o músculo para evitar lesões”, ressalta Bárbara.

·         Mantenha o alongamento por pelo menos dez segundos, mas se quiser, pode ficar até um minuto alongando na mesma posição.
·         Não balance o corpo durante a execução nem dê solavancos para forçar mais. Estes movimentos contraem os músculos e a intenção do alongamento é exatamento o contrário disso.  
·         Aumente a intensidade dos exercícios gradualmente, conforme eles forem ficando mais fáceis de ser executados. Evite prender a respiração enquanto alonga e preste atenção também à postura.
·         Por fim, lembre-se que os alongamentos fazem parte da rotina de exercícios. Se você quiser somente alongar, muito bem, colherá os benefícios em breve. Se você preferir outras atividades, evite problemas futuros alongando antes e depois.

Por Virgínia Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário